Você já ouviu falar em marketing de nostalgia?

Você já ouviu falar em marketing de nostalgia?

Nos últimos anos, empresas têm adotado essa estratégia com entusiasmo. Elas estão revivendo produtos que deixaram uma marca inesquecível em diferentes gerações e fazendo parcerias que nos transportam de volta no tempo. A nostalgia, nesse contexto, evoca lembranças positivas do passado e conecta as pessoas a momentos especiais. E a nostalgia vende e atrai consumidores.

É exatamente isso que o marketing da nostalgia faz: utiliza temas e produtos do passado em sua estratégia atual para despertar nos consumidores a vontade de matar a saudade comprando seus produtos. Os profissionais de marketing perceberam que a nostalgia ultrapassa a hashtag #throwbackthursday nas redes sociais para se tornar algo muito maior, atraindo muito mais atenção das pessoas.

Lembrando de alguns exemplos recentes: o Boticário lançou uma linha de cosméticos com o inconfundível aroma do Bubbaloo; A Volkswagen do Brasil trouxe de volta à vida a cantora Elis Regina, utilizando inteligência artificial em uma campanha que deu o que falar; e a marca de games Atari, que relançou seu clássico console juntamente com diversos jogos memoráveis dos anos 80.

Bom, eu sou suspeito para falar, pois esse tipo de estratégia funciona muito comigo (tenho uma coleção de vídeos cassetes, rs). E o marketing nostálgico que mais me deixou empolgado recentemente foi o relançamento de jogos e brinquedos da Brinquedos Estrela. Acho que boa parte dos brasileiros possui um carinho imenso por essa marca, pois ela sempre lançou produtos muito marcantes – e que agora podemos ter acesso novamente. Nas fotos separei alguns dos que já coloquei na minha lista de desejos, como Banco Imobiliário, Pula Pirata, Pogobol, Ferrorama e Aquaplay.

O marketing nostálgico nos ensina que o passado não é apenas uma lembrança, mas uma ponte para o presente, onde memórias preciosas podem ser revividas e ressignificadas. Comece a olhar em volta e veja como ele pode criar conexões emocionais e nos envolver com as marcas de uma maneira única.

E aproveitando o tema do post, Feliz Dia das Crianças!