#TBT: Publicidade e Propaganda FURB em 1997

Já que hoje é dia de #tbt vamos começar pelo começo. Em 1997 passei no vestibular da Acafe para o curso de Publicidade e Propaganda da FURB. A qualidade das imagens é ruim mesmo, e eu explico o motivo.

Estamos falando de uma época em que não haviam celulares em nossas mãos. Telefonemas eram feitos em “orelhões” e utilizávamos câmeras fotográficas analógicas. Para se ter uma ideia, precisávamos levar nossos rolos de filmes fotográficos em uma ‘fotoptica’ [?] para revelação – e cada revelação era uma surpresa! Hoje, essas fotos estão nas redes sociais porque lá atrás eu peguei um papel impresso e coloquei dentro de um scanner para digitalizá-lo, e por meio de um software específico para isso. Nossa vida era complicada, rs.

Entregando um pouco mais a idade da turma, nós vivenciamos o antes e o depois da Internet dentro da faculdade e a chegada dos emails pessoais por meio de “provedores de Internet” (Starmedia, Bol, iG, ZAZ, iBest, POP…). Conta aí, Beio Cardoso! Nosso WhatsApp era o MIRC, pesquisem. Essa facilidade que temos atualmente de bater uma foto e já compartilhar em nossos grupos, ou criar uma publicação instantânea em uma infinidade de mídias sociais, era impensável pra gente na época.

E é muito legal, pelo menos pra mim, poder comparar nossa realidade com esse período que vivenciamos e perceber o quanto evoluímos (ou não) por meio de plataformas digitais, seja no Marketing ou em nossas vidas pessoais e profissionais. Um privilégio eu diria, por ter participado de tantas novidades e descobertas.

Claro que agora as coisas acontecem em períodos muito menores, e tantas outras ainda irão nos surpreender mais a frente, mas parece que estamos de certa maneira no automático, sem muito tempo de assimilar tanta inovação ou convivendo com uma obrigação indispensável de constante atualização (pelo menos para quem quer se manter no mercado).

Mas a ideia aqui era outra. Queria aproveitar esse saudosismo todo para deixar uma lembrança aos amigos da Turma 97/2. Espero que todos estejam bem com suas famílias e realizados com as carreiras que escolheram trilhar, independente da área. Estar feliz é o mais importante, certo?

Um abraço a todos!